Nossos Projetos 

Conheça os projetos que a Seção de Jovens no Brasil tem realizado entre 2020 e 2021.

 

GreMissão

O Projeto GreMissão surgiu dentro da Seção de Jovens no Brasil, com o apoio do Grêmio EWRS, a partir da vontade de apoiar os jovens na construção e “manutenção” dos Grêmios Estudantis. Afinal de contas, o que é um Grêmio? Qual é o seu papel? Como manter um diálogo aberto e saudável com o colegiado de professores? O que es alunes esperam de um Grêmio? Como levar para a prática?

Para responder estas perguntas e criar pontes entre os grêmios das escolas Waldorf do Brasil, proporcionando um ambiente de trocas e aprendizados, o Projeto GreMissão busca entender as opiniões, dúvidas e necessidade dos grêmios a partir da perspectivas des estudantes dos ensinos médios Waldorf do Brasil.Dessa forma, o Projeto GreMissão busca desenvolver, em conjunto com estudantes e gremistas, rodas de conversa, trocas, apoio e orientações para aqueles que se interessam em semear e nutrir esse movimento essencial para a construção de uma escola comprometida e voltada ao desenvolvimento des alunes. Vamos juntes?

Grêmios parceiros:

Grêmio Estudantil EWRS:

O Grêmio EWRS é um organismo vivo, que tem os desafios de qualquer um de nós, amadurecendo no seu tempo, de acordo com a sua pulsação. Às vezes precisamos nos recolher e outras precisamos abraçar o mundo. Nós, estudantes, somos o seu oxigênio. 

Nos anos mais novos, vemos a maior oportunidade que temos de renascer mantendo um legado valioso. Qualquer contribuição, nos solidifica ao mesmo tempo que modifica, isso é o nosso maior valor.

Acreditamos que o grêmio é uma ferramenta poderosa, que encoraja e confia nos seus integrantes para levar este primeiro contato com a cidadania pura, jovem e ponderada ao mundo que dela tanto necessita.

Grêmio Paina:

Vendo que nós, jovens, temos o poder de olhar para o mundo e a partir do que vemos promover mudanças, surgiu o ímpeto de criar o Grêmio Paina da Paineira Escola Waldorf! Por meio deste, são realizadas ações que promovem o melhor convívio da comunidade escolar e é um espaço onde os jovens podem compartilhar impulsos que vem a surgir agregando assim no convívio social!

O grêmio é o início da trajetória do jovem ao mundo, onde por meio deste poderá trazer inquietações e trabalhar um meio de a solucionar junto a comunidade que vivencia, sendo um dos principais objetivos do Paina mostrar o poder que a sua voz tem para mudanças!

Grêmio Germinar:

O impulso de criar um grêmio na Turmalina surgiu em meio ao cenário pandêmico, queríamos nos unir com os jovens da nossa escola para promover transformações, criações, e diálogos. Criando um espaço de acolhimento; de vontades, indignações, questionamentos, aspirações... e daí ideias. Fortalecer o vínculo dos alunos com os professores, e também entre si. O nome Germinar veio a partir de um consenso do grupo sobre querer que o grêmio fosse uma organização que fizessem as coisas germinarem, acontecerem, juntos todos contribuem para o germinar de nossas ideias e projetos.

 

O impulso de transformação presente em 3 grupos: Seção de Jovens no Brasil, Planetária e Centro Acadêmico Ute Cramer deu origem ao  movimento Regenera JÁ. Buscando promover debates e mudanças relacionadas ao contexto ambiental o movimento pretender promover encontros, conversas, divulgações e ensinamentos acerca de atuações regenerativas, tendo como principal inspiração a  ações e atividades da juventude orientadas para a mudança.

 

Nuestros Lazos

Nossos Laços 

Visando estreitar os laços entre os jovens da América Latina e promover impulsos coletivos da juventude jovens latinos americanos estão co-construindo um espaço que fomente essa troca, A Seção de Jovens Latino Americana. O projeto Nuestros Lazos é o primeiro fruto desse grupo e reúne mensalmente, aos sábados, 11h (BR), jovens do Peru, Argentina, México, Brasil, Chile, Uruguai e Equador para  discutir sobre características específicas do impulso jovem latino americano, buscando olhar para o passado e traçar um caminho conjunto para o futuro. 

WhatsApp Image 2021-05-08 at 17.05.23
nuetros laços 1
nuestros laços 3
nuetros laços 2
nuetros laços 4
 

MovEH

Movimento pela Educação Humanizadora

Surge como um grupo de organizações dedicadas a promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura da paz, na liberdade cultural, fraternidade econômica, na igualdade de direitos e oportunidades, no respeito a todas as diferenças e na sustentabilidade ambiental.

(A semana da Educação Humanizada aconteceu de 21 a 25/09 de 2020, em parceria com outras instituições)

 

Webinar com a Faculdade Rudolf Steiner

Os Webinars da Faculdade Rudolf Steiner ocorrem todas as terças-feiras às 19h.

A nossa parceria com a FRS estabelece um ciclo de Webinars organizados pela Seção de Jovens sempre na última terça-feira de cada mês, trazendo para esses encontros, discussões e temáticas conectadas ao impulsos da juventude.

 

Todos os Webinars podem ser conferidos no Canal do YouTube da Seção de Jovens.

Webinars já realizados:

1/1
 

Grupo de Estudos

Mensalmente jovens interessados em aprender e discutir sobre a Antroposofia se reúnem para estudar uma obra decidida conjuntamente. No início de cada encontro um participante relata brevemente o capítulo que foi lido e a partir disso, em conjunto, são apontados pontos importantes do texto, que às vezes são entendidos por outra perspectiva, além de questionamentos e reflexões acerca do tema central e paralelo com as atualidades e outras obras, provenientes de autores antroposóficos ou de autorias jovens não relacionadas a esse meio.

 

Integra Jovens

O Integra Jovens é um projeto impulsionado pela Ute Cramer que está sendo desenvolvido por educadores e terapeutas que desejam aquecer a alma da juventude, conectando diversos impulsos, por meio de encontros de arte social. O projeto visa ser ponte de união e ação para o empoderamento e integração das juventudes.  A Seção de Jovens apoia o projeto, participando dos encontros e da sua organização na missão de facilitar o contato com o impulso da juventude.